Março de 2009 por Will Lukazi

''Já fui Caminho, já fui Paisagem e hoje eu sou Destino ''

Post 0098

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011.


Naquele sorriso largo de brilho bonito eu via um palhaço triste. A imagem era imponente e forte, feita com mão de brisa e maquiagem farta. Era um artista consagrado, mas eu havia cismado de que ele não passava de um retrato amarelo de desabamento em área de risco. O que teria acontecido com ele? Teria sido o tempo? Teria sido o amargo, o inverso ou o acaso? Talvez por um caminho mal-percorrido sob uma Lua cheia ...de fases e de cinzas. O circo sempre enchia. Eram tantos os sorrisos. Os aplausos viajavam pelos tímpanos e ganhavam o lado externo da lona amarela erguida. Gente triste, gente aborrecida: todos retornavam um pouco mais aliviados para casa, para a vida e os passos já eram até mais fáceis.Iam ainda rindo pelo caminho e imitando as palhaçadas que tinham visto. O palhaço se chamava Paçoquinha e eu me lembro muito bem dele. Ainda não vi nenhum palhaço melhor nos vários circos em que já fui, sabia? Mas até hoje algo me intriga. Eu via um rio volumoso de lágrimas e rangidos. Sentia que o palhaço Paçoquinha, a sós, se transformava em nada além dele mesmo: Um cara pálido, cardíaco, solto dentro de uma prisão. Um homem triste. Eu tinha uma vontade imensa de ir até o camarim no final do espetáculo e tentar descobrir por que o olhar dele não me convencia. Talvez eu o pegasse chorando e eu oferecesse a ele um lenço ou um ombro ou apenas um susto. Talvez ele me perguntaria de onde diabos eu havia surgido. Talvez chamasse algum segurança e eu fosse expulso. Ou quem sabe ficaria meu amigo. O que vocês acham que teria acontecido? Jamais terei estas respostas, pois quando as cortinas se fechavam e o espetáculo se findava eu voltava a mim mesmo e descendo das arquibancadas eu me lembrava de que era um menino de apenas 11 anos e que precisava voltar rápido pra casa. Paçoquinha hoje já deve estar morto, pois já era bem velhinho. Já deve estar fazendo graça bem acima das nuvens.O palhaço já deve ter saído de cena.É isso o que eu acho. E penso que se ele estiver com os anjos ele já não tem mais aquele olhar que insistia em ser triste. Como será o Paçoquinha com um olhar risonho? Eu nem imagino. Coisas assim são bobas, eu sei , mas não as deixo cair no esquecimento. Talvez porque eu tenha descoberto em algum dado momento de minha vida que aquele palhaço de olhar triste chamado Paçoquinha foi um dos meus pontos de partida rumo ao auto-conhecimento. Foi com ele é que se forjou uma linha de meu pensamento e fez com que eu descobrisse essa tese que carrego e tomo em goles secos e lentos: os semelhantes se reconhecem mesmo mata fechada a dentro. Talvez Paçoquinha fosse apenas o meu espelho. Talvez eu tenha imaginado tudo isso mesmo, inclusive que o olhar dele era triste e eu precise urgentemente de um hospício. Talvez essa postagem não tenha nem porquê e nem motivo. E eu nem saiba se hoje tem goiabada__tem sim sinhô !!!
Opa! Não fui eu quem disse isso.


12 Comentários:

Grasi disse...

Pois é Will, alguns usam máscaras, outros se fantasia de palhaços, mais a verdade é sempre revelada através dos olhos, não tente à esconder.
Nossos olhos na verdade são “fofoqueiros”, aff... contam o que nossas almas tentam esconder.

Saudades... Bjinhos.

Van disse...

Uma figura que nunca me encantou, nem mesmo quando criança, era a figura do palhaço...justamente por isso, por sempre achar e identificar que por trás daquela máscara, por trás de toda a tinta, ele estava a esconder sua verdadeira face : a da mais pura e densa tristeza. E tenho pra mim, em meu íntimo, de que todo palhaço é um grande triste e um ilusionista que pretende mascarar sua dor em meio a alegria e por isso finge estar feliz o tempo todo e, nos engana a todos.

Me intriga ainda mais o fato de algumas crianças não gostarem de palhaços e chorarem muito diante deles...já sabemos que crianças não mentem, costumam ser muito sinceras quando o negócio é o sentimento e se elas reagem assim, é porque há algo ali oculto que só elas enxergam e eu, na minha alma infantil, mantenho minha desconfiança.

Como a Grasi disse aí em cima, nossos olhos dizem tudo, entregam o que vai em nossa alma e com eles não é diferente...

Grande Beijo, Will super querido.

Will Lukazi disse...

Ora, ora, quem eu vejo por aqui!
Que satisfação, Grasi !
Como andas por aí no Rio? Td bem ?

Você bem disse,Grasi, nossos olhos são os maiores fofoqueiros ( com o aff mesmo...rsrsrsr ). Um clichê diz que são os espelhos d'alma.

Acho que os olhos são como a superfície de uma lagoa bem funda. Se você olhar por muito tempo acaba conseguindo delinear o que se está lá no fundo, consegue ir definindo as sombras, as plantas e os seres vivos que por lá habitam. E de repente e mais um pouco aquela lagoa funda não passará de uma simples poça d'agua.


Saudades também....
Espero que não demore muito pra nos visitar aqui e deixar novamente seu comentário...tava faltando ele.


bjuuusssss

Will Lukazi disse...

então Van, eu era fascinado até o dia em que veio a mim este pekeno detalhe. Desde este dia eu comecei a imaginar que eles nao eram tao felizes assim e portanto passavam uma alegria falsa, que nao era real.
É verdade, algumas pessoas , inclusive adultas tem medo de palhaços, verdadeiro pavor só de vê-los. A isto se dá o nome de ''coulrofobia''. A mente humana é um mistério: de repente aquele homem fantasiado de palhaço se torna um sujeito que esconde a cara, que não é feliz o qto transparece, que tenta nos passar entao um sentimento que ele nao possua e por isso falso; que pessoas mascaradas tem um rosto oculto , o qual não sabemos e por isso temos medo; que na verdade os palhaços traduzam este nosso lado de usar máscaras invisíveis todo o tempo, perante todos, uma máscara que nos possibilite sorrir qdo nao queremos , concordar qdo nao concordamos e dizer palavras doces ao invés de palavrões. Talvez o palhaço com sua cara pintada nos incomode pq vemos neles a nossa máscara caída; talvez ele seja aquele dedo nos apontando e dizendo : vc usa máscaras !


bj Van....o e-mail chegou aí ?

Anônimo disse...

Olá meu querido amigo Will!
Sempre me vi assim como palhaco. As vezes escondendo por detrás de máscaras.
Mas nao com intuito de enganar.
Acho que nasci assim...
Por muitas vezes esperei por um "menino" que fosse no camarim do meu corcao e me pegasse de supresa.
Com o tempo deixei que "os meninos" entrasse. E foi assim que descobri o quanto era bom ser amado; o quanto era bom ter amigos.Porque eu conseguia amar e ser amigo com facilidade porque sempre admirei tais sentimentos e tive devocao. Porém sempre fui muito tímido e desconsertado para receber presentes. Mas fico muito feliz porque com o passar do tempo todos os dias aparecem como presente dos céus "um menino". E voce foi o mais recente.
Um abraco muito amigo!

Amizade omnia vincit!

Van disse...

WILLLLLLLL QUERIDO PRECISO COMPARTILHAR DA MINHA TOTAL E LOUCA FELICIDADE COM VOCÊ , ENTÃO LÁ VAI, PREPARE SEUS OUVIDOS E SEUS OLHOS PORQUE VOU GRITAR 1, 2 E 3 : AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

SABIA QUE ONÇA TB GRITA E QUE ROCHA SABE ABRAÇAR E OLHAR NOS OLHOS ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Obrigada Deus por eu ser tão loka e ter um anjo como o Super Will porque só sendo mesmo super pra me entender e me aturar assim, desse jeitinho !

Grande Beijo ! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Will Lukazi disse...

olá amigo anônimo,

acho que todos, nem que seja um pouqinho nessa vida, tem um pouco de palhaço, carrega um pouco dessa figura mística. Há muitas pessoas fantasiadas, usam roupas que não são as suas e máscara pra esconder a verdadeira face. Não quer dizer que a pessoa é falsa por isso, mas é que há momentos que realmente temos de ser o que nao queremos e vestir roupas que não usamos. A sociedade as vezes exige que vc cumprimente a todos que vê na rua qdo na verdade vc está chorando por dentro. As vezes a mesma sociedade exige que usamos ternos e gravatas qdo o que queríamos era usar uma camiseta. Há momentos que não podemos falar o que pensamos. E o que fazemos: usamos máscaras.

Você fez bem em permitir que os meninos entrassem...rsr...eles sim usam a face real sob quaisquer circunstâncias. Qto temos em aprender com elas, não é mesmo ?

Estou feliz por ter sido um ''menino'' que apareceu na sua tragetória. Assim eu considero que corrigi o meu medo de nao ter ido ate o camarim do Paçoquinha e tentar saber a verdade.

Que bom conversar contigo, meu amigo anônimo.

''amizade omnia vincit, com certeza !

grande abraço

Will Lukazi disse...

Meu Deus, Van ! E eu perdi o momento histórico ? Eu nem acredito. Juro que desta vez eu nao estava segurando sua mão. Vc é má, minha amiga, vc me deu foi um perdido...um perdido não , um perdidaço mesmo....kkkkkkkk...

Louca? Quem falou que vc é louca, menina ? kkkkkkkkkkkk


bj vanvam marruá....

DÉIA disse...

olá meu poeta preferido. q texto mais lindo, q estória mais emocionante. so vc mesmo pra viajar pelo tempo e trazer até o nosso presente um presente como este, uma fábula linda como esta que atrai tanta curiosidade e tantas metáforas pela imaginação alheia. vc conseguiu nos deixar com uma vontade imensa de sabermos mais sobre o Paçoquinha. isto pra mim é magia.


muuuuuuuuuiiiiitooooos bjuuuuuusss

Will Lukazi disse...

ei déia...que bom que está começando a gostar de comentar né....rsrs....tava precisando disso.

Obrigado pelas palavras. Bem o Paçoquinha era branco, com mais ou menos 1,70 de altura, talvez uns 65 anos e era muit0, mas muito engraçado mesmo...rsrsr.....

até eu ao escrever bateu uma estranha saudade daquela figura...ja se vão quase 20 anos..vixi....


bjaum tbm e vê se volta mais vezes....

Pamella Moraes disse...

Muitas pessoas escondem lagrimas atras de um sorriso.Nunca,nunca tente esconder algum sentimento,Isso é muito triste...

Beijos querido Will,amei esta postagem ! :DD

Will Lukazi disse...

Olá Paminha! Td bem contigo?

Com certeza, Paminha !
Quando se está triste é preciso fazer mudanças no espírito e não achar que colocando uma máscara irá resolver o problema.
Obrigado pelo comentário!

Super Beijo !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis