Março de 2009 por Will Lukazi

''Já fui Caminho, já fui Paisagem e hoje eu sou Destino ''

Post 109

domingo, 6 de março de 2011.


De andar e peregrinar no terreno baldio de nossa literatura acabei por me encantar com uma figura poeticamente sombria, fria e de linguagem irretocável e densa. A ela foi dado o nome de Clarice Lispector e o poder de hipnotizar as palavras com todos os seus significados e cantos escuros. Ela dizia que todos escolhem suas próprias máscaras mesmo que não tenham consciência disso. Assisti no You Tube numa entrevista dividida em cinco partes. Eu não devia ter visto aquilo sem antes ter sido avisado de que cardíacos não eram bem-vindos. No sofá frente a câmera, respondendo perguntas variadas lá estava ela: Clarice Lispector. Fria em raciocínio, nostalgica, imponente. Parecia vazia de vaidade. De uma inteligência e capacidade psicológica impressionante. A tristeza que carregava no olhar me incomodava e me cobria de tapas em minha face. Ela dizia que os melhores poemas dela eram aqueles que ela não entendia. Se dizia morta após concluir uma obra e não aceitava o rótulo de escritora, pois achava que tal rótulo roubava-lhe a liberdade que já era pouca. Senti medo. Senti poesia. O sofá em que ela estava sentada era testemunha ocular daquela áurea que ressoava no ar como a mais afiada das lâminas. Clarice se mostrou seca. Em nenhum momento deixou escapar um sorriso. Fumava um cigarro após outro e eu me perguntava quem conseguiria encarar aquela mulher nos olhos. Eu mergulhei nela e não consegui achar nenhuma superfície em suas águas profundas. Ela não tinha bordas como num balde ou praias como numa ilha. Me afogar foi a escolha mais sadia, embora eu ainda não tenha me recuperado desta minha morte por afogamento. Alguns meses após ela morreria. Talvez uma das poucas semelhanças entre ela e o nosso rotineiro dia-a-dia. Enfim esta postagem é de um sujeito imperfeito que viu Clarice Lispector, mesmo que pela tela, e conseguiu sair vivo só com alguns arranhões na aorta da alma. Sobrou-me a vontade de voltar ao ano de 1977 e dizer-lhe que ela faria muita falta no futuro, apesar de ela ter confessado na entrevista de que sentia muita falta e cansaço de si mesma.
Aqui está o link desta obra-prima: Tire as crianças e cardíacos da sala__ eu sim, aviso !










17 Comentários:

Moça disse...

Minha Diva clarice. leia os livros dela e compreenderá melhor essa alma leve.

Jéssica. disse...

Primeiramente, tenho que agradecer por indicar meu blog como blog da semana *-* E mais ainda pela linda descrição, que pareceu de uma dimensão muito grande para meu humilde blog, rs. Enfim... fiquei muito feliz mesmo! E indico esses 3 blogs para ganharem o selo número 2:

http://suportedamente.blogspot.com/

http://www.brunazumbia.blogspot.com/

http://diariodeumadolescenteinsano.blogspot.com/

beijinhos :*

Van disse...

Will , querido ! A Clarice também tem olhar triste ? Entende o que falo agora , dessas pessoas tão profundas que nos enfeitam com seus olhares tristes ?
Quando tiver um tempinho assistirei ao video da entrevista para conhecê-la melhor, sei muito pouco sobre ela.
Bom te ver lá no Face , mas fazes falta às minhas poesias lá no Universidade. Entendo a falta de tempo , mas quando puder, já sabe...elas se sentem orfãs sem comentário algum , principalmente sem os do padrinho...rsrsrs. E vamos aguardar pela amizade , será ou não aceita ? Depois te conto. Grande Beijo.

Anônimo disse...

Por que será que os olhos falam tanto sobre uma pessoa? Olhos tristes... alma de poeta... significado: uma vida de desilusões.

DÉIA disse...

ela realmente é um mistério. vi a entrevista pelo seu link. acho até que ela morreu foi de poesia. beijos e parabéns pelo post-reporter.

Will Lukazi disse...

Olá Mª Gabi ! Td bem contigo ?

Realmente depois d'eu ter visto na íntegra as 5 partes que integram a entrevista me enchi de vontade de saber um pouco mais sobre o universo Clarice Lispector. Pesquisei na Net e descobri que a referida entrevista foi concedida ao repórter Júlio Lerner sob a única condição imposta por Clarice de que o Programa só fosse ao ar depois da morte dela, ou seja, ela pressentia isto. Isso com certeza influenciou-a durante o tempo em que respondia atentamente aos questionamentos. Impressionante ! Tem algum livro dela que você me indica para ler ? Obrigado pelo comentário e volte sempre.

Super Beijo !

Will Lukazi disse...

Olá Jéssica ! Td bem contigo ?

Estou feliz que tenha gostado da nossa pequena, porém sincera homenagem. Não se engane: seu Blog traz em si uma visão bastante interessante e peculiar. Você é sensível o bastante para chorar lendo um post e ríspida o suficiente para escrever o ''Não quero minha vida igual a tudo o que se vê ♪''. Já algum tempo esse seu contraste, máquina de poesia e pensamentos, me chamou a atenção. Resolvi expor agora. Ah, o selo do escorpião tbm é seu viu...rsr....caso ache que não é para colá-lo no teu blog...ficou meio grandinho né...srrsr...
Vi os links: td certim...rsr...


Super Beijo !!

Will Lukazi disse...

Olá Van ! Td bem contigo ?

Assista sim, Van. Você, dona dessa intensidade tão ímpar não pode passar mais dias sem ver esta entrevista. Vc não merece perdê-la.
Então, vou ao Face de vez em qdo. Como te falei por lá, trabalhei uma semana de meia-noite as 8 da manhã...cansadaço. Antes era um post por dia aqui e mil coments lá nas tuas paginas...srsrsr...mas as coisas acabam se resolvendo. Vou aproveitar o momento e ir até lá pedir desculpas as poesias do Universidade. Tomara que elas perdoem este padrinho desnaturado....rsrsrsr...
Depois vc me conta as últimas de ''refrigerantes''...srsrsr....tô ficando insano igual a vc minha amiga....rsrsr


Super Beijo !

Will Lukazi disse...

Olá amiga anônima ! Td bem contigo ?

Que bom vê-la por aqui ! Assista o entrevista qdo tiver oportunidade. Pego emprestado as palavras da Déia: aquela mulher morreu de poesia. Obrigado pelo coment e volte sempre, no tempo que achar necessário.

Super Beijo !

Will Lukazi disse...

Olá Déia ! Td bem contigo ?

Sua frase é tão perfeita que peguei emprestada para responder o coment da nossa amiga anônima: a Clarice Lispector morreu de poesia. Obrigado pelo coment e volte sempre.

Super Beijo !

Van disse...

Aproveitando seu gancho e da Déia , se poesia mata é assim que quero morrer...sem me separar de minhas palavras !

O Universidade ficou muito feliz em te rever por lá nos comments, ele andava órfão porque lá quase ninguém comenta...os poetas lêem mas se esquivam de comentar...rsrsrs

Quanto aos refrigerantes acho que vou entrar em dieta e riscá-los de meu cardápio por alguns dias, só até a semana que vem , para dar uma enxugada na silhueta....kkkkkkkkkkkkkkkkkk BJS, manda um beijão pra Déia tb !

Will Lukazi disse...

Olá Van ! Td bem contigo ?

Que tuas últimas páginas demorem ainda a serem escritas, minha amiga....srsrsr.....

Sempre que tiver um tempinho eu passarei por lá tá bom...só nao garanto comentar todas as postagens...chega uma hora que a visão fica embaralhada...srs...


Qto a refrigerantes...bem, eu prefiro Vodka com coca-cola....rsrsr...
Mando um bj pra Déia sim.

Super Beijo, vanvan marruá !

Anônimo disse...

Olá Amigo Will! Agora como tem um novo amigo anônimo por aqui. rs Vou me identificar como Anônimo 1.rs

Quando eu puder vou ver esta entrevista.
Os olhos sempre me impressionam muito. Van Gogh, Chaplin, Renato Russo... os olhares tristes...

Evitava que as pessoas me olhassem nos olhos, eles entregam nossa alma.

Van, foi eu que passei pelo seu blog. Admirável
Penso: Você, Will e Déia formam uma equipe e tanto.

Aqui,volto a dizer que vc tem algo da Pitanga... corte de cabelo, sorrisao... é impressao minha?!
Lembro agora que deixei um comentário um tempo atrás sobre o post sobre a Camila que vc postou...

Will Lukazi disse...

Olá amiga anônima nunber one...!!!!
Td bem contigo ?

Veja a entrevista sim. É excelente. Fiquei sabendo depois que a única condição de Clarice seria que mostrassem a reportagem depois da morte dela. Sao 5 partes no You Tube.
Olhos é coisa transparente, é água límpida de rio onde vemos o peixinho nadando lá no fundo rente a areia.
Vou dar o toque na van aqui ta bom...

Super Beijo !

Van disse...

Anonimo 1...rsrsrsrs eu vi seu comment , o Will me avisou e eu publiquei no post dele , o 108 a resposta...

A Pitanga é lindíssima e eu sou apenas aspirante de toda aquela imensidão de beleza...não me faça corar de vergonha...rsrsrsrsrs

Obrigada pelos elogios porque me comparar aquele exemplo de doçura é no mínimo adorável, ela é uma mulher adorável em todos os sentidos e , se eu fosse fruta queria ser como ela...rsrsrsrs...sem apelos homossexuais , apenas por admirá-la mesmo ! Grande Beijo e mais uma vez obrigada.

Comments respondidos nos posts 108 e 109 graças ao aviso do Will. Obrigada Will.

Van disse...

Will , sobre refrigerantes , lembra que te falei da dieta, né ? Pois é... tô mesmo preferindo a coca-cola porque a fanta louca não me autorizou no facebook e eu fiquei passada com isso...odiei...nem quero papo mais...humpf ! Que refrigerantezinho mais desnaturado esse que fui arrumar ! Creeeeddddoooo ! BJS.. VAN MARRUÁ ELEVADA A QUINTA POTÊNCIA...kkkkkk

Will Lukazi disse...

Olá vanvan marruá ! td bem contigo ?

disponha minha amiga. estou atento aqui qto a interação uns com os outros...isso é muito bom.

ah, quer saber, se eu fosse vc eu tomaria é um Red Bull, aqueles sim diz que dá asa....rrsrsrsrs....

Super BEIJO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis